Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > I Curso de Paradigmas de Análise Estratégica e Planejamento Baseado em Capacidades
Início do conteúdo da página

I Curso de Paradigmas de Análise Estratégica e Planejamento Baseado em Capacidades

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 15h57

Brasília (DF), 13/09/2019 - Na semana de 9 a 13 de setembro de 2019, o Campus Brasília da Escola Superior de Guerra sediou o I Curso de Paradigmas de Análise Estratégica e Planejamento Baseado em Capacidades. O Curso é fruto do memorando de entendimento entre a Escola Superior de Guerra e o William J. Perry Center for Hemispheric Defense Studies, assinado em junho deste ano, que estabeleceu um programa de cooperação acadêmica para a realização conjunta de cursos, workshops e seminários.

O Curso de Paradigmas de Análise Estratégica foi realizado na modalidade semipresencial, com duas semanas de educação a distância e uma semana de curso presencial, com carga horária total de 50 horas/aula. O objetivo do curso é identificar paradigmas e ferramentas analíticas – com ênfase especial no Planejamento Baseado em Capacidades – capazes de facilitar a produção de avaliações rigorosas do contexto político-estratégico e auxiliar na execução de planejamentos estratégicos de defesa.

A primeira edição do curso contou com 35 estagiários, civis e militares, dos seguintes órgãos: Forças Armadas brasileiras, Presidência da República, Ministério da Defesa, Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE/PR), Agência Brasileira de Inteligência, Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada e Universidade de Brasília.

As aulas foram ministradas por professores especializados em Geopolítica, Cenários Prospectivos e Planejamento Baseado em Capacidades: Prof. Dr. Guilherme Sandoval e Gen Bda Martin, ambos da Escola Superior de Guerra, Prof. Dr. Luis Bitencourt, do William J. Perry Center, Prof. Dra. Elaine Marcial, da Universidade Mackenzie, e os professores doutores do Institute for Defense Analyses, Aaron Taliaferro e Paul Thompson.

A cerimônia de encerramento do curso contou com a presença do Diretor do Campus Brasília da ESG, Gen Bda Vendramin, do Diretor Acadêmico do WJPC, Dr. Scott Toleffson, e do professor do Institute for Defense Analyses, Prof. PhD Paul Thompson.

Com informação da ESG Brasília

Fotos: Keven Cobalchini

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério de Defesa
61 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página