Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Substituição da Bandeira Nacional ocorre neste domingo sob responsabilidade da FAB
Início do conteúdo da página

Substituição da Bandeira Nacional ocorre neste domingo sob responsabilidade da FAB

Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 16h29

Brasília, 10/10/2018 – Neste mês de outubro, a solenidade de substituição da Bandeira Nacional será realizada domingo (14), às 10h, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Desta vez, a organização da cerimônia está sob responsabilidade da Força Aérea Brasileira.

A solenidade terá um significado especial, pois outubro é o Mês da Asa. Na oportunidade, é celebrado o feito do brasileiro Alberto Santos Dumont e o seu legado à humanidade. Em 23 de outubro de 1906, realizou o primeiro voo do mais pesado que o ar em Paris, capital da França.

Para o desfile, a tropa será composta pelo Grupamento de Batedores (motociclistas), Banda de Música da Ala 1, Bandeiras Históricas, Cerimonial Santos-Dumont, Grupamento de Aeronavegantes (pilotos, mecânicos e comissários de voo) e, por último, pelo Pelotão de Cães de Guerra.

Durante o evento, aeronaves de caça da FAB vão sobrevoar a Praça dos Três Poderes. Já a bateria de canhões do 32º Grupo Artilharia de Campanha do Exército, a Bateria Caiena, fará salva de 21 tiros.

Com repertório baseado na Música Popular Brasileira, haverá apresentação da Banda Clave da FAB, composta por músicos dessa Força. Para homenagear as crianças, pelo dia delas festejado em 12 de outubro, está programada exposição de miniaturas de aviões do projeto Kero Voar. Trata-se de iniciativa para aproximar crianças, jovens, adolescentes e adultos do mundo aeronáutico. Os pequenos são colocados sentados no banco do piloto, capacete em posição e mãos no manche nos pequenos aviões.

A Marinha, o Exército, a Aeronáutica e o Governo do Distrito Federal (GDF) se revezam na organização da substituição da bandeira nacional. O rodízio é coordenado pelo Ministério da Defesa (MD) e atende ao decreto nº 5.605, de 6 de dezembro de 2005.

Serviço:

Solenidade de substituição da Bandeira Nacional

Data: 14/10/2018 (domingo)

Horário: 10h

Local: Praça dos Três Poderes/ Brasília (DF)

Organização: Comando da Aeronáutica e coordenação da Ala 1

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página