Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Defesa condecora atletas e personalidades ligadas ao esporte
Início do conteúdo da página

Defesa condecora atletas e personalidades ligadas ao esporte

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2013, 15h49

Defesa condecora atletas e personalidades ligadas ao esporte
Defesa condecora atletas e personalidades ligadas ao esporte
Rio de Janeiro, 08/03/2013 – O Ministério da Defesa homenageou, na manhã desta sexta-feira, 189 atletas e personalidades ligados ao esporte com a imposição da Medalha Mérito Desportivo Militar. A cerimônia aconteceu no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX).

No evento, o ministro Celso Amorim destacou que cooperar com o esporte é “motivo de orgulho” para quem atua na área de Defesa e lembrou da disposição do ministério em garantir a segurança das competições esportivas promovidas pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) e pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), nos próximos quatro anos.

Amorim aproveitou a data – Dia Internacional da Mulher – para parabenizar as atletas presentes ao evento. “É uma satisfação ter esta solenidade comemorada hoje, simbolizada por tantas mulheres aqui presentes e agraciadas”, afirmou.

Instituída pelo Decreto 5.958/2006, o Mérito Desportivo Militar é a mais alta comenda do esporte nacional. A medalha é destinada a atletas que se destacaram em competições nacionais ou internacionais, além de militares e civis que contribuem para o desenvolvimento do esporte militar.

Defesa condecora atletas e personalidades ligadas ao esporte
Defesa condecora atletas e personalidades ligadas ao esporte
Neste ano, o ministro da Defesa entregou o distintivo a dez personalidades: militares de alta patente da ativa e da reserva das Forças e dois secretários nacionais. Entre os condecorados estavam Gianna Lepre Perim (foto acima), representando o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, do Ministério do Esporte, Vicente José de Lima Neto, e a marinheira Mayra Aguiar da Silva (foto ao lado), bronze no judô nas olimpíadas de Londres 2012.

Para a atleta, foi uma “honra poder representar o Brasil pelas Forças Armadas e ser contemplada com uma medalha tão importante”. Mayra afirmou ainda que já está em treinamento intenso para a próxima Olimpíada e explicou que tem que se dedicar muito “para poder chegar no dia e dar o melhor.”

Além dela, os medalhistas de prata dos 5° Jogos Mundiais Militares foram contemplados com a insígnia. Em 2014, será a vez dos que alcançaram o bronze nos Jogos.

O evento contou com a presença do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi, e do comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto. Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), também compareceu à solenidade.

Workshop

Um dia antes da imposição da medalha, integrantes da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) encerraram, na Escola Superior de Guerra (ESG), um workshop de quatro dias sobre o Desporto Militar Brasileiro e o Esporte Nacional.

A iniciativa buscou estabelecer metas para os principais ciclos esportivos do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), apresentar propostas para o auxílio das Forças Armadas na detecção de talentos no esporte e avaliar e propor o aperfeiçoamento dos esportes militares.

Defesa condecora atletas e personalidades ligadas ao esporte
Defesa condecora atletas e personalidades ligadas ao esporte
No encerramento das atividades, o presidente da CDMB, general Fernando Azevedo e Silva, falou sobre o Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas – ação conjunta dos Ministérios da Defesa e do Esporte que incorpora atletas de alto rendimento à Marinha e ao Exército. De acordo com o general Fernando, a iniciativa já está em processo de implementação também na Força Aérea.

Segundo a CDMB, cerca de 330 atletas incorporados pelo Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas têm o seu desempenho avaliado por meio das competições que integram o Programa Desportivo Militar para 2013. Os mais qualificados nas seletivas e nos campeonatos das Forças são selecionados para a participação dos campeonatos mundiais do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM).

Confira a lista completa dos agraciados com o Mérito Desportivo Militar de 2013

Fotos: Tereza Sobreira
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

Ministério da Defesa
61 3312-4070

Fim do conteúdo da página