Acessibilidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Medalhistas olímpicos militares prestigiam inauguração de galeria de fotos do Ministério da Defesa
Início do conteúdo da página

Medalhistas olímpicos militares prestigiam inauguração de galeria de fotos do Ministério da Defesa

Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 16h54

Brasília, 13/04/2018 -  A Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa (MD) inaugurou, nesta quinta-feira (12), uma galeria com fotos de atletas militares medalhistas olímpicos. O evento foi presidido pelo brigadeiro Ricardo Machado Vieira, conduzido pelo diretor do Departamento de Desporto Militar (DDM), almirante Paulo Martino Zuccaro, e abrilhantado pelas presenças ilustres dos atletas: Rafaela Silva (judô), Bárbara Seixas (vôlei de praia), Felipe Wu (tiro esportivo), Wélissa Gonzaga - Sassá - (vôlei de quadra) e Arthur Nory (ginástica artística), além do medalhista panamericano, no tiro com arco, Bernardo Oliveira. Todos participantes do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Ministério da Defesa em parceria com o Ministério do Esporte.

Em suas palavras, o almirante Zuccaro fez uma breve retrospectiva histórica da participação dos atletas militares em Jogos Olímpicos e destacou que em 2007, o Brasil foi escolhido para sediar os 5º Jogos Mundiais Militares (JMM), realizado posteriormente em 2011. Ocasião em que se sagrou campeão no quadro de medalhas pela primeira vez na história, consolidando de vez a sua participação nos JMM da Coreia, em 2015, quando o Brasil ficou na segunda colocação na classificação geral.

Zuccaro lembrou que Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, realizados em 2016, contaram com a participação de 145 atletas militares, o que correspondia a 30% do número total de atletas brasileiros e que estes conquistaram 13 medalhas, e 68% dos pódios alcançados por nossa delegação. Citando a galeria, ele reconheceu que a inauguração é um gesto de justiça. “Esse quadro vem justamente registrar as glórias e as vitórias desses excepcionais atletas militares e inspirar novas e muitas outras vitórias que estão por vir”, declarou.

Os sargentos Bárbara, da Marinha; Sassá, do Exército; e Nory, da Força Aérea se disseram orgulhosos pelo legado que estão deixando e pela possibilidade de inspirar outras pessoas.

Rafaela Silva, atleta do judô da Marinha, explica que esta homenagem se reveste de importância, pois futuramente, quando não for mais possível alcançar os mesmos índices atuais, a lembrança de tudo o que fizeram estará para sempre registrada na galeria.

O medalhista do tiro esportivo, sargento Felipe WU, do Exército, disse que se profissionalizou muito depois que entrou para a Força: “Passei a treinar mais por ter bons locais, equipamentos e munição, o que contribuiu bastante para os resultados que alcancei”. Reconheceu.

A Galeria dos Atletas Militares Medalhistas Olímpicos está localizada no 4º andar do prédio anexo do Ministério da Defesa e conta com 32 fotografias de atletas que se destacaram em diversas modalidades, tais como: Guilherme Paraense, João do Pulo, Anderson de Oliveira, Arthur Zanetti, Poliana Okimoto, entre outros.

Por Comandante Cleber Ribeiro

Fotos: Tereza Sobreira/MD

Assessoria de Comunicação Social (AsCom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página