Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Notícias > Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, visita núcleo do PROFESP
Início do conteúdo da página

Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, visita núcleo do PROFESP

Publicado em Quarta, 11 Outubro 2017 15:18 | Última atualização em Quarta, 11 Outubro 2017 15:20


Brasília, 11/10/2017 –
O ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Terra, visitou, nesta quarta-feira (11), um dos núcleos do Programa Forças no Esporte (PROFESP), coordenado pelo Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CECOMGEX), na Associação de Esporte e Lazer dos Subtenentes e Sargentos do Exército em Brasília (ASSEB). O ministro participou da visita para conhecer de perto as ações desenvolvidas pelo Programa.

Fotos: Sgt Eliseu/ CECOMGEX

Osmar Terra pôde conferir o momento cívico, com a apresentação do Hino Nacional cantado pelas crianças que integram o PROFESP. Futebol, basquete, tênis, artesanato e reforço escolar são algumas das atividades que compõem o núcleo que atende 800 crianças. O ministro conheceu como cada atividade é desenvolvida, visitou a cozinha onde é preparada a alimentação dos alunos e participou de um almoço com os jovens.

“O que o MDS e os ministérios da Defesa e do Esporte fazem aqui é proporcionar a esses jovens, um ambiente em que possam praticar esporte e se desenvolver, tanto por meio de atividades físicas como intelectuais. Queremos mostrar para essas crianças que existe um mundo de valores que as Forças Armadas proporcionam: valores morais, respeito, dignidade e saber conviver em grupo. Tudo isso para que esses jovens passem a ter uma vida muito melhor. Esse é o nosso principal objetivo”, destacou o ministro Osmar Terra, que se mostrou otimista com o trabalho desenvolvido no núcleo do PROFESP.

Foto: Sgt Eliseu/ CECOMGEX

O PROFESP é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas, e em parceria com os ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social. O Programa democratiza o acesso à cultura do esporte, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio da prática de atividades esportivas, complementares, educacionais e de lazer.

“Graças ao apoio do MDS, as crianças têm acesso às refeições de qualidade: café da manhã, almoço e lanche da tarde”, explicou o chefe do Departamento de Desporto Militar (DDM) do Ministério da Defesa, almirante Paulo Martino Zuccaro. O repasse do MDS para o núcleo do PROFESP na ASSEB é de R$ 70 mil por mês.

Foto: Sgt Eliseu/ CECOMGEX

O secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, brigadeiro Ricardo Machado Vieira destacou a importância da parceria com o MDS e o Ministério do Esporte para o desenvolvimento do Programa, uma vez que as crianças têm acesso ao esporte, lazer, cultura, alimentação de qualidade e material esportivo.

“Aqui as crianças aprendem sobre cidadania e têm acesso à disciplina e carinho. Tudo isso nas Forças Armadas nós podemos oferecer. Estamos trabalhando para ampliar o Programa, que já atende 23 mil crianças em todo o território nacional”, afirmou o brigadeiro.

Mudança de vida

Foto: Sgt Eliseu/ CECOMGEX
Keitili Lorrane França de Jesus tem oito anos e cursa o terceiro ano do ensino fundamental. Com um sorriso no rosto, ingressou no PROFESP em 2017 e é só elogios ao Programa. “Aqui tem várias coisas que eu gosto de fazer, jogar futebol, dançar, pular corda, participar da recreação. Antes, eu brigava muito com o meu irmão, agora nós não brigamos mais e isso eu aprendi aqui”, comentou Keitili.

Outra jovem que é só elogios ao Programa, é Érica Nunes, 11 anos, moradora do Itapuã (DF) e que integra o PROFESP há dois anos. “O que eu mais gosto de fazer aqui é jogar queimada (jogo esportivo muito usado como brincadeira infantil). Também aprendi a nadar e a costurar. Eu é que faço as roupas das minhas bonecas”, disse Érica.

Foto: MD/ Divulgação
E não é só a vida de crianças e adolescentes que passam por mudanças após o PROFESP. O chefe de cozinha do núcleo do CECOMGEX, sargento da reserva Sérgio Dias atua no projeto há sete anos. “Esse Programa é a melhor coisa que já me aconteceu nesses meus 30 anos de serviços prestados ao Exército. Aqui é um lugar em que a gente se sente muito bem. As pessoas que trabalham aqui, trabalham com muito carinho”, salientou o sargento.

Quem também é um entusiasta do Programa no CECOMGEX é o servidor civil, Sérgio Vinícius Cortes, que contou sobre os planos para que, em breve, os jovens possam ter acesso às aulas de remo e vela.

Foto: MD/ Divulgação

“A ideia é recuperar e reformar os barcos do Projeto Navegar do Ministério do Esporte e contratarmos professores para que os jovens possam ter aulas dessas duas modalidades. Até o final do ano, teremos uma turma de 30 garotos velejando e navegando e, ano que vem, a meta é chegar a mil crianças”, explicou Sérgio.

Por Débora Sampaio

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério de Defesa
61 3312-4071

 

registrado em:
Assunto(s): PROFESP
Fim do conteúdo da página