Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Notícias > Forças no Esporte do CINDACTA-3 comemora 10 anos
Início do conteúdo da página

Forças no Esporte do CINDACTA-3 comemora 10 anos

Publicado em Segunda, 04 Setembro 2017 18:56 | Última atualização em Terça, 05 Setembro 2017 12:07

Recife, 04/09/2017 - Nesta segunda-feira (04) foi realizada, em Recife (PE), a solenidade alusiva ao aniversário de 10 anos do Programa Forças no Esporte (PROFESP), do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA-3). O evento contou com a presença de mais de 300 crianças e participantes do Programa.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, compareceu à cerimônia e iniciou seu discurso lembrando dos atletas de Alto Rendimento que fazem parte das Forças Armadas. "As Forças Armadas apoiam este programa, no qual muitos atletas têm seu início no esporte por meio do PROFESP”, disse o ministro.

Durante a solenidade, o ministro recebeu uma lembrança da aluna Laisa Ferreira, primeira colocada na corrida de orientação do PROFESP nacional.

Fotos: Soldado Barreto/CINDACTA-3

Jungmann ainda assistiu uma apresentação das atividades do PROFESP, referentes aos núcleos instalados em Recife. Representantes das três Forças Armadas também detalharam as ações do biênio 2017/2018, bem como os resultados alcançados ao longo dos dez anos de existência do Programa no CINDACTA-3.

O PROFESP no âmbito da guarnição da Aeronáutica em Recife teve seu primeiro núcleo ativado em agosto de 2007, no CINDACTA-3. Em 2012, o Programa foi expandido para a Base Aérea de Recife, o Segundo Comando Aéreo Regional, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fernando de Noronha, além de Organizações Militares do Exército e da Marinha.

Ao longo de 10 anos de existência do PROFESP em Recife,  mais de 5 mil jovens já foram atendidos pelo Programa.  Dentre as Organizações Militares que recebem esses jovens estão a Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco, da Marinha; o 14º e o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, o 14º Batalhão Logístico, o 4º Batalhão de Comunicações, o 7º Grupo de Artilharia de Campanha, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife, a 10º Companhia de Engenharia de Combate, do Exército.

Os alunos participam de atividades esportivas educacionais e de lazer, de reforço escolar, de aulas de música, de laboratórios de informática visando à inclusão digital e de oficinas de treinamentos que orientam para diversas especialidades técnicas, facilitando o ingresso no mercado de trabalho. As atividades ocorrem três vezes por semana nas Organizações Militares das três Forças.

O evento contou com a participação do comandante da Força Aérea Brasileira, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, do comandante do II COMAR, brigadeiro Walcyr, e demais autoridades da Marinha, do Exército e representantes de órgãos federais, estaduais e municipais.

O PROFESP

Desenvolvido em parceria pelos ministérios da Defesa, do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário, o Programa Forças no Esporte atua em 93 municípios de todos estados e do Distrito Federal, envolvendo 175 Organizações Militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

O Profesp beneficia em todo Brasil mais de 22 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, regularmente inscritos no sistema de ensino público. Em Pernambuco, são atendidas pelo Programa cerca de 1.600 crianças e jovens, das cidades do Recife, Olinda, São Bento do Una, Jaboatão dos Guararapes e Garanhuns.

O Programa contribui para redução da evasão escolar e melhoria dos resultados educacionais, redução da violência social dentro das famílias e da sociedade, melhoria da saúde, consciência ambiental, melhor integração social, aumenta o interesse pela prática de esportes, promove o trabalho em equipe, além de revelar jovens com potencial para se tornarem atletas de alto rendimento.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página