Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Notícias > Museus e Centros Culturais das Forças Armadas têm programações especiais no País
Início do conteúdo da página

Museus e Centros Culturais das Forças Armadas têm programações especiais no País

Publicado em Quinta, 18 Maio 2017 15:18 | Última atualização em Sexta, 19 Maio 2017 15:11


Brasília, 18/05/2017 –
O público interessado em museus tem até o próximo domingo (21) para visitar os principais espaços culturais do país. Como parte comemorativa à 15ª Semana dos Museus, será possível conferir uma série de atividades especiais nos museus das Forças Armadas. Uma das opções é o Museu Naval, da Marinha do Brasil, que, desde o começo da semana, oferece exposições fotográficas, oficinas e palestras sobre o acervo. O museu fica no Espaço Cultural da Marinha (Rua Dom Manuel, 15 – Centro), no Rio de Janeiro.
 
Mesa redonda sobre o papel do setor educativo em instituições militares e a comemoração pelos 10 anos da exposição “O Poder Naval na Formação do Brasil” fazem parte da programação. Os dois eventos irão ocorrer nesta sexta-feira (19), às 13h30. A Marinha também conta com uma programação especial no Museu Náutico da Bahia, localizado em Salvador (BA).

Foto: Agência Força Aérea

 
O Museu Aeroespacial (MUSAL), da Força Aérea Brasileira, também está com uma programação especial. Além de oficinas, o museu conta com visitas ao acervo representado por aeronaves, motores e objetos vinculados à história da Aeronáutica e da Aviação brasileira. A programação vai até 19 de maio. O MUSAL fica em Campo dos Afonsos (RJ).
 
Outra opção é o Museu Militar Conde de Linhares, do Exército Brasileiro, que terá, até o dia 25 deste mês, exposições e ações educativas. Lá, o público pode visitar a exposição de veículos antigos, que permanecerá até o próximo domingo (21).  A ação educativa do museu transcorreu no dia 9 deste mês. Na oportunidade, os visitantes puderam conhecer a exposição “Soldado Comunicador” que contou com materiais de comunicação utilizados pelo Exército em diversas épocas. O museu fica em São Cristóvão (RJ).

Foto: Exército Brasileiro

 
Para quem deseja se informar sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a opção é o Museu da Força Expedicionária Brasileira (FEB), localizado no Centro do Rio de Janeiro. O museu contará, na tarde desta quinta-feira (18), com uma palestra sobre o tema.
 
A Semana dos Museus é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e faz referência ao Dia Internacional do Museu, comemorado hoje (18). O objetivo é incentivar as visitas aos acervos.
 
Forças Armadas
 
As memórias e conquistas militares do Brasil são preservadas e contadas pelos mais de 16 museus e centro culturais das Forças Armadas, espalhados por vários estados brasileiros. Confira, abaixo, alguns desses museus:
 
Museu Histórico do Exército
 
O Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana (MHEx/FC), localizado no Rio de Janeiro, foi criado em 1987 com objetivo de disseminar os valores, as tradições e a memória histórica do Exército Brasileiro e atuar como um Espaço Cultural, proporcionando cultura, entretenimento e conhecimento aos visitantes. O MHEx/FC passou por uma grande reforma em 2012 para se adequar a era digital.
 
Além do MHEx/FC, o Exército possui ainda o Museu Militar Conde de Linhares, a Casa Histórica de Deodoro e o Pantheon de Caxias.

Foto: Exército Brasileiro
 Acervo do Museu Militar Conde de Linhares
Acervo do Museu Militar Conde de Linhares

 
Museu Aeroespacial

O Museu Aeroespacial (MUSAL) foi inaugurado em 1976 e é o maior e mais importante museu da aviação do Brasil. Localizado no Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, no Rio de Janeiro, possui um acervo com diversas aeronaves, incluindo uma réplica do 14Bis, motores e objetos vinculados à história da Aeronáutica e da aviação brasileira.

O MUSAL também conta com várias exposições temáticas como, por exemplo, a exposição “Esquadrilha da Fumaça” – que apresenta a história do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) que, recentemente, celebrou 65 anos de história.

Foto: Agência Força Aérea

 
Um valioso acervo bibliográfico com cerca de 5 mil títulos especializados e arquivo histórico, contendo documentos escritos e impressos, fotografias, slides, negativos, vídeos, filmes também fazem parte das atrações do MUSAL.
 
Marinha do Brasil
 
O Espaço Cultural da Marinha, localizado no Centro do Rio de Janeiro, abriga o Museu Naval e possui, em seu acervo, modelos navais, obras de arte, canhões resgatados de navios naufragados, figuras de proa, medalhas e documentos históricos.
 
Também fazem parte das atrações do museu: a réplica de uma caravela da época do descobrimento do Brasil; uma galeota histórica; um helicóptero de porta aviões; e um submarino museu.

Imagem: Marinha do Brasil
Projeto do MuMa apresentado pela Marinha do Brasil
Projeto do MuMa apresentado pela Marinha do Brasil

 
A Marinha também possui outros museus e centros culturais como: o Museu do Corpo de Fuzileiros Navais (RJ);  o Museu Náutico da Bahia (BA); o Museu Naval do Rio Grande (RS); e o Centro Cultural da Marinha, em São Paulo. Em 2022 será inaugurado, no Rio de Janeiro, o Museu Marítimo do Brasil (MuMa).

Clique aqui e confira a programação da 15ª Semana dos Museus.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página