Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Notícias > Sessão Solene na Câmara dos Deputados marca 65 anos da Fumaça
Início do conteúdo da página

Sessão Solene na Câmara dos Deputados marca 65 anos da Fumaça

Publicado em Terça, 16 Maio 2017 18:33 | Última atualização em Terça, 16 Maio 2017 18:36

Brasília, 16/05/17 - Uma sessão solene em homenagem aos 65 anos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido Esquadrilha da Fumaça, marcou a manhã desta terça-feira (16), na Câmara dos Deputados, na capital federal. Cerca de 120 pessoas, entre parlamentares e militares, acompanharam a cerimônia, que contou ainda com a participação da banda da Ala 1 (Base Aérea de Brasília).

Em seu discurso, o deputado Victório Galli (PSC/MT), proponente da solenidade de homenagem, ressaltou habilidades dos profissionais que integram a Esquadrilha da Fumaça, como coragem, determinação e perícia, e chamou de heróis os pilotos que se arriscam nas acrobacias aéreas.

Fotos: Divulgação Agência Força Aérea
Cerca de 120 pessoas, entre parlamentares e militares, acompanharam a cerimônia
Cerca de 120 pessoas, entre parlamentares e militares, acompanharam a cerimônia

A solenidade foi marcada por emoção e reconhecimento da credibilidade e dos valores da Fumaça. “Apreço, admiração e respeito é o que o povo sente pela Fumaça”, declarou o deputado Rubens Bueno (PPS/PR). “Eu me sinto seguro na terra, sabendo que vocês estão nos protegendo no céu”, complementou o deputado Evandro Gussi.

O comandante da Esquadrilha da Fumaça, tenente-coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, destacou a homenagem como fruto de inspiração da sociedade. “A Câmara dos Deputados é a casa do Povo. Portanto, é do povo que recebemos esse reconhecimento. Aos 65 anos, ajudamos a integrar esse país gigantesco, a levar a bandeira nacional a todos os cantos. Durante esse tempo, a Fumaça tem estimulado o diálogo entre civis e militares. Em cada demonstração, mostramos que a soberania nacional e o espaço aéreo estão seguros”, declarou.

"A fumaça é aquilo que aparece de todo o segmento da Força Aérea Brasileira", disse o brigadeiro Damasceno
"A fumaça é aquilo que aparece de todo o segmento da Força Aérea Brasileira", disse o brigadeiro Damasceno

O chefe de Gabinete do Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, destacou a importância do trabalho em conjunto da equipe da Fumaça e se referiu à imagem dos fumaceiros como a “ponta do iceberg”, que divulga os valores de todos integrantes da FAB. "A fumaça é aquilo que aparece de todo o segmento da Força Aérea Brasileira. Representa a doutrina, a disciplina, o trabalho em equipe e a sinergia de todos os setores. Estamos muito honrados com esse ato singelo e com o destaque dado à Fumaça", finalizou o brigadeiro.

História

São 65 anos de atuação da Fumaça
São 65 anos de atuação da Fumaça

A história do esquadrão começou em 1952, quando instrutores de voo da antiga Escola da Aeronáutica começaram a treinar manobras em grupo com o intuito de incentivar os cadetes a confiar nas suas aptidões. No ano seguinte, foram instalados sistemas de fumaça nas aeronaves para facilitar a visualização das manobras pelo público. Desde então, já foram utilizadas diversas aeronaves como o T-6 Texan e o T-27 Tucano. Em 2015, as manobras passaram a ser realizadas com a aeronave A-29 Super Tucano. Durante esse tempo, a esquadrilha já fez demonstrações em todos os estados brasileiros e também em 21 países, como Argentina, Chile, Estados Unidos e Canadá.

Com informações da Agência Força Aérea

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página