Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Notícias > IBED abre inscrições para 21 vagas do Programa de Serviço Voluntário
Início do conteúdo da página

IBED abre inscrições para 21 vagas do Programa de Serviço Voluntário

Publicado em Quinta, 29 Dezembro 2016 15:33 | Última atualização em Sexta, 24 Fevereiro 2017 15:41

Brasília, 29/12/2016 – Estão abertas as inscrições para 21 vagas do Programa de Serviço Voluntário (PSV) do Instituto Brasileiro de Estudos em Defesa (IBED). O programa tem por objetivo proporcionar a pesquisadores a possibilidade de contribuir para o avanço do pensamento sobre defesa nacional e segurança internacional, por intermédio de um vínculo não empregatício e não remunerado com o instituto.
 
O serviço voluntário pode ser realizado à distância. Nesse sentido, o estudante poderá beneficiar-se por meio de acesso a uma série de recursos de pesquisas a serem colocadas à disposição pelo instituto e demais setores do Ministério da Defesa. Dentre esses recursos, destacam-se bancos de dados, bibliotecas e contatos institucionais. Ao fim do serviço, o voluntário receberá um certificado, o que lhe valorizará o currículo acadêmico-profissional.
 
Para candidatar-se, o estudante deverá ter mais de 18 anos, matriculado em curso de graduação ou pós-graduação, ou já ter ou estar envolvido em um projeto de pesquisa que trate de algum tema prioritário à defesa nacional, em especial: Amazônia, Amazônia Azul, Cultura de Defesa, Fronteiras entre vários outros.
 
A candidatura a uma das vagas pode ser feita através do envio da ficha de inscrição e de um projeto de pesquisa (resumido) para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. O prazo se encerra no dia 3 de fevereiro de 2017.
 
O resultado do processo seletivo deve ser divulgado até o dia 3 de março de 2017.

Documentos Adicionais:
Termo de Adesão do Voluntário.
Termo de Desligamento do Voluntário.
Dúvidas ou Informações: (61) 2023-9178

Fonte: Instituto Brasileiro de Estudos em Defesa (IBED)

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

Fim do conteúdo da página