Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Notícias > Jungmann participa da formatura da 67ª Turma de Engenheiros do ITA
Início do conteúdo da página

Jungmann participa da formatura da 67ª Turma de Engenheiros do ITA

Publicado em Sábado, 17 Dezembro 2016 19:19 | Última atualização em Sábado, 17 Dezembro 2016 19:33

São José dos Campos (SP), 17/12/2016 - “Haja emoção!”. Foi assim que o ministro da Defesa, Raul Jungmann, iniciou seu discurso na cerimônia de formatura da 67ª Turma de Engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que aconteceu neste sábado, em São José dos Campos (SP). Este ano a instituição formou 84 engenheiros, sendo 28 militares e 56 civis nas especialidades: Aeronáutica (14), Eletrônica (6), Mecânica-Aeronáutica (26), Civil-Aeronáutica (3), da Computação (27) e Aeroespacial (8).

Em sua fala aos graduandos, o ministro destacou o papel do marechal do ar, Casimiro Montenegro Filho, idealizador da instituição e que foi considerado por alguns, na época, um sonhador. “O seu sonho deu frutos. Seu sonho são vocês aqui e os que os antecederam” afirmou ele. Jungmann ressaltou também o nosso domínio na tecnologia aeronáutica. "Que nos deu a EMBRAER, que é hoje um sinônimo de orgulho para nós brasileiros e para o mundo“ disse.

Concluindo sua fala, o ministro parabenizou as formandas e formandos, destacando que eles darão grandes contribuições à base industrial de defesa.

A Turma Visconde Mauá escolheu como paraninfo o engenheiro Mário Araújo Alencar Araripe. Em seu discurso, Mário acalentou os que estavam consternados com o fim de uma convivência: “Vocês ainda vão interagir muito entre si na feliz caminhada que têm pela frente. A sede de conhecimento, a disposição para um trabalho árduo, a resiliência e a capacidade de aprender os valores da disciplina consciente são características que unirão muito vocês” ressaltou o engenheiro da Turma de 1977 da instituição.

Menções Honrosas

O ponto alto da cerimônia foi a entrega das menções honrosas que levam em consideração todas as notas das matérias durante o curso. Este ano, os dois alunos agraciados são do curso de Engenharia da Computação. Vitor Gonçalves Elias foi homenageado com a Láurea Magna Cum Laude, concedida apenas a 45 formandos até hoje. Glauber de Lima recebeu a honraria máxima da instituição, a Láurea Summa Cum Laude, entregue unicamente aos alunos cuja média geral é igual ou acima de 9,5, na escala de 0 a 10. Somente 31 alunos conquistaram esta façanha em toda história do ITA.

Os pais de Vitor Gonçalves Elias foram pegos de supresa e só descobriram o êxito do filho durante a solenidade. “Quando ele recebeu a honraria apagou tudo, eu não consegui mais pensar em nada. Apagou geral”, disse seu pai muito emocionado, Gleidson Elias.

Glauber de Lima, que agora segue para uma carreira no mercado financeiro, falou da conquista da menção "Isso é um reconhecimento pelo meu esforço e dedicação ao longo do curso de Engenharia. Eu sempre quis me dedicar ao máximo durante o curso para obter o maior aprendizado possível, e eu acredito que a honraria é uma forma de mostrar ao mercado o meu esforço durante a graduação”, explicou o novo engenheiro.

Além do ministro também participaram da cerimônia, o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; o diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA),brigadeiro Carlos Egito do Amaral, o ministro do Superior Tribunal Militar, brigadeiro Sergio Xavier Ferolla; o reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), professor Anderson Ribeiro Correia; e o pró-reitor de graduação do ITA, professor Carlos Henrique Costa Ribeiro.

O Instituto

Considerado um centro de referência no ensino de Engenharia no Brasil, o ITA está sediado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. A instituição universitária é ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor eroespacial, o ITA oferece cursos de graduação em Engenharia, pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado, mestrado profissional e doutorado, e pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.

Por Adriana Fortes

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página