Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Indústria de Defesa
Início do conteúdo da página

Indústria de defesa

Publicado em Terça, 08 Abril 2014 17:21 | Última atualização em Terça, 18 Agosto 2015 15:25

Indústria de Defesa

Defesa e desenvolvimento caminham juntos quando os investimentos na capacitação das Forças Armadas criam oportunidades que favorecem a inovação e o crescimento econômico.

O Ministério da Defesa está atento a essa questão. Por isso, trabalha na implementação de políticas e iniciativas que busquem associar a recomposição da capacidade operativa da Marinha, do Exército e da Aeronáutica à busca de autonomia tecnológica e ao fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID).


Tanto quanto manter indústrias, parques de produção e empregos, os esforços empreendidos visam fazer com que o país, a partir desse setor, possa desenvolver novos modos de incorporar ciência, tecnologia e inovação nos bens e serviços produzidos.

Oitavo maior exportador mundial de produtos de defesa nos anos 1980, o Brasil tem potencial para voltar a ocupar lugar de destaque nesse mercado internacional – que movimenta, por ano, cerca de US$ 1,5 trilhão.

Para ajudar o país a materializar esse cenário, o Ministério da Defesa tem desenvolvido iniciativas como o Plano de Articulação e Equipamento de Defesa (PAED), o incentivo à BID e a publicação da Lei 12.598/12, que cria um marco legal amplamente favorável aos investimentos privados nesse setor.

Mais que atender os mercados locais, esse movimento favorece também a pauta de exportações de produtos de defesa, com reflexos positivos na balança comercial do país.

Clique nos links abaixo e conheça os projetos estratégicos da Defesa.
Formato em português,  inglêsespanhol

Clique nas opções abaixo para saber mais sobre esses temas e conhecer a CMID, que assessora o ministro da Defesa em processos relacionados à indústria do setor.

Fim do conteúdo da página