Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Exercícios e Operações
Início do conteúdo da página

Exercícios e operações militares

Publicado em Terça, 08 Abril 2014 17:15 | Última atualização em Sábado, 05 Julho 2014 02:18

Exercícios e Operações

O planejamento e o emprego das Forças Armadas materializam-se na realização de operações e exercícios de treinamento conjuntos, quando militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea atuam de forma integrada.

As atividades propiciam o aprimoramento das capacidades de interoperabilidade das organizações militares, dando-lhes flexibilidade tática e estratégica e habilitando as tropas para uma pronta-resposta simultânea em situações de crise.

Se nos exercícios o objetivo é avaliar e aprimorar a capacidade de resposta militar, é nas operações que se põe em prática a experiência adquirida, a exemplo das ações destinadas a garantir a segurança de grandes eventos e a proteção das fronteiras brasileiras. 

Os exercícios e operações que envolvem a participação integrada de militares das três Forças singulares são coordenados pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), órgão da Defesa responsável pelo planejamento estratégico e o emprego conjunto de efetivos das forças naval, terrestre e aérea brasileiras.

Clique nas opções abaixo para saber mais a respeito.

Fim do conteúdo da página