Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Ensino e Pesquisa > Ensino e pesquisa > Estudos estratégicos > Instituto Pandiá Calógeras (IPC)
Início do conteúdo da página
Ensino e pesquisa

Instituto Pandiá Calógeras (IPC)

Publicado em Terça, 08 Abril 2014 18:09 | Última atualização em Quarta, 19 Julho 2017 17:18

O Instituto Pandiá Calógeras – Pandiá – é um centro de pesquisas cuja missão é contribuir para desenvolver o pensamento sobre Segurança Internacional e Defesa Nacional no Brasil.

Para tanto, produz análises independentes sobre temas prioritários para a Defesa Nacional, com ênfase em três linhas de pesquisa:

– Entorno estratégico (América do Sul e Atlântico Sul);
– Economia da defesa e
– Cenários prospectivos e guerra do futuro. 

O Pandiá assiste direta e imediatamente o ministro de Estado da Defesa por diferentes meios, entre os quais a produção de análises, a promoção do diálogo com a academia e a sociedade civil e o estímulo à produção de conhecimento sobre temas de interesse da defesa nacional. O Instituto também contribui permanentemente, assim, para adensar a relação entre civis e militares. 

Por iniciativa própria ou em cooperação com instituições congêneres e think tanks nacionais e internacionais, o Pandiá atua em diversas frentes. Suas atividades abrangem a promoção e a participação em eventos que colaborem para criar um autêntico pensamento brasileiro sobre Defesa, estimular a integração com universidades, implantar e manter um centro de documentação de referência e base de dados e realizar projetos que levem à construção de novos paradigmas de pensamento e ação no âmbito da defesa nacional. 

O nome do Instituto é uma homenagem ao engenheiro e político carioca João Pandiá Calógeras, primeiro civil a exercer o cargo de Ministro da Guerra na história republicana – durante o governo de Epitácio Pessoa. Em seu mandato, empreendeu importante processo de modernização, expansão e aperfeiçoamento do Exército. Paralelamente, deixou notável legado como escritor, acadêmico e pesquisador. Pandiá Calógeras personalizou, assim, a aproximação entre civis e militares, tendo como norte o interesse do Estado. Pioneira no início do republicanismo brasileiro, essa cooperação é, hoje, crucial para a consolidação do setor de defesa no país. 

Mais informações sobre o IPC, seus projetos e iniciativas estão disponíveis no site do Instituto. 

O Instituto Pandiá também desenvolve um programa de serviço voluntário junto à comunidade acadêmica. Conheça o projeto! 

 

Fim do conteúdo da página