Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Exercícios e Operações > Operações conjuntas
Início do conteúdo da página
Exercícios e Operações

Operações conjuntas

Publicado em Segunda, 07 Abril 2014 22:33 | Última atualização em Sexta, 04 Julho 2014 21:35

Sob planejamento e coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), efetivos da Marinha, do Exército e da Força Aérea atuam de forma integrada em operações militares de grande envergadura, conjugando esforços em torno de estratégias e objetivos para que as tropas procedam de forma flexível, versátil e com grande mobilidade. 

Exemplos de operações militares conjuntas são as destinadas a garantir a segurança de grandes eventos e a Operação Ágata, de combate a ilícitos nas fronteiras brasileiras. 

Nessas ações, a sinergia entre os militares das três Forças Singulares é orientada pela Doutrina de Operações Conjuntas, que integra os processos de emprego e as peculiaridades técnicas de cada Comando Militar. 

Ações navais, terrestres e aéreas são sincronizadas a partir de um comando operacional único, responsável pela coordenação das ações e o aperfeiçoamento da interoperabilidade, evitando a duplicação de esforços e favorecendo a redução de perdas. 

Para cumprir a missão estabelecida, efetivos das Forças Singulares  atuam de modo a facilitar o intercâmbio de informações e serviços, bem como a racionalização no emprego de equipamentos e homens.

Fim do conteúdo da página