Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Exercícios e Operações > Exercícios militares > Operação Felino
Início do conteúdo da página
Exercícios e Operações

Operação Felino

Publicado em Sexta, 21 Março 2014 17:02 | Última atualização em Terça, 01 Novembro 2016 15:32

Coordenada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), sob supervisão das Organizações das Nações Unidas (ONU), a Operação Felino foi concebida para oferecer treinamento conjunto às Forças Armadas dos oito países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Instituída como Força Tarefa Conjunta e Combinada (FTCC), a operação objetiva o adestramento integrado dos militares para atuação em missões de paz e de assistência humanitária. 

A edição do exercício de setembro de 2013 aconteceu no litoral do Espírito Santo e contou com a participação de aproximadamente 1 mil militares dos oito países da CPLP. A operação tem no seu planejamento um ciclo de adestramento de dois anos, alternadamente, em formatos de Exercício de Carta (EC) e de Forças no Terreno (FT). 

No primeiro formato, a ação ocorre por meio de rede de computadores, ao estilo “jogo de guerra”. Já no formato FT, as atividades se desenrolam em campo, com tropas no terreno da nação hospedeira, que deverão cumprir o planejamento que foi elaborado pelo Estado-Maior Conjunto Combinado.

Fim do conteúdo da página