Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Esporte > Programa Atletas de Alto Rendimento > Jogos Mundiais Militares
Início do conteúdo da página
Esporte

Jogos Mundiais Militares – Rio 2011

Publicado em Sexta, 21 Março 2014 16:57 | Última atualização em Quinta, 08 Maio 2014 13:20

Em julho de 2011, o Brasil sediou, no Rio de Janeiro, os 5° Jogos Mundiais Militares – Rio 2011. Cerca de 4.200 atletas de 114 países participaram do evento, organizado a cada quatro anos pelo Conselho Internacional de Esportes Militares (CISM) . 

Prestigiado pelo público, que compareceu às competições, os Jogos ficaram marcados como uma grande festa verde-amarela. Na disputa justa e leal de 628 medalhas em 20 modalidades esportivas, os atletas brasileiros conquistaram 45 medalhas de ouro, 33 de prata e 36 de bronze, o que rendeu ao país o primeiro lugar histórico no quadro geral de medalhas. 

Além da lealdade demonstrada ao longo das disputas, os atletas militares deram reiteradas amostras de garra e superação. Ao longo dos Jogos, foram obtidos 23 novos recordes – seis deles na natação, modalidade que converteu o brasileiro Gabriel Mangabeira na grande estrela individual dos Jogos. Maior medalhista da competição, Mangabeira conquistou cinco ouros e uma prata para o Brasil. 

O nadador não esteve sozinho. Ao longo das competições, o Brasil foi representado por 268 atletas que disputaram todas as 20 modalidades dos jogos: atletismo, boxe, basquete, esgrima, futebol, hipismo, judô, natação, pentatlo moderno, taekwondo, tiro, triatlo, vela, vôlei, vôlei de praia, orientação, paraquedismo, pentatlo naval, pentatlo militar e pentatlo aeronáutico.

Fim do conteúdo da página