Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Ensino e pesquisa

Escola de Instrução Especializada (EsIE)

Publicado em Terça, 08 Abril 2014 18:39 | Última atualização em Segunda, 14 Abril 2014 16:43

A Escola de Instrução Especializada do Exército (EsIE) tem suas origens na II Guerra Mundial. Em 1943, por meio de Decreto Presidencial, foi criado o Centro de Instrução Especializada (CIE), com a finalidade de formar contingentes de especialistas da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Cerca de 18 mil homens adestrados pelo CIE lutaram ao lado das tropas aliadas durante as batalhas na Europa. Em 1945, o CIE foi transformado em EsIE e, desde então, trabalha no aperfeiçoamento e especialização de oficiais e sargentos do Exército Brasileiro. 

Por meio de métodos pedagógicos inovadores, como o da “escola ativa”, a EsIE ministra cursos e estágios nas áreas de Logística; Conhecimentos Gerais e Meios Auxiliares; Defesa Química, Biológica e Nuclear; Engenharia; e Criminalística. 

Em mais de meio século de história, a EsIE já formou cerca de 3 mil oficiais e 13 mil sargentos não apenas do Exército, mas também da Marinha e da Força Aérea brasileiras, bem como das Forças Armadas de nações amigas como a Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, México, Guiana, Suriname e Angola. 


PARA SABER MAIS:

http://www.esie.ensino.eb.br/

Fim do conteúdo da página