Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Ensino e Pesquisa > Estudos estratégicos > Instituto Pandiá Calógeras (IPC)
Início do conteúdo da página
Ensino e pesquisa

Instituto Pandiá Calógeras (IPC)

Publicado em Terça, 08 Abril 2014 18:09 | Última atualização em Quinta, 24 Agosto 2017 11:00

O Instituto Pandiá Calógeras (IPC) é um órgão de assistência direta e imediata ao Ministro de Estado da Defesa. Sua missão é oferecer à Pasta assessoramento estratégico preciso, útil e oportuno na área de Defesa, embasado em altos estudos e em ampla participação acadêmica, institucional e social.

A atuação do IPC se dá por diferentes meios, entre os quais a produção de análises, a promoção do diálogo entre o Ministério da Defesa e a área acadêmica e o estímulo à produção de conhecimento sobre temas de interesse da defesa nacional. Assim, o Instituto contribui permanentemente para adensar a relação entre civis e militares.

Por iniciativa própria ou em cooperação com instituições congêneres e think tanks nacionais e internacionais, o IPC trabalha em diversas frentes. Suas atividades abrangem: a promoção e a participação em eventos que colaborem para criar um autêntico pensamento brasileiro sobre Defesa; o estímulo à integração com instituições de ensino civis e militares; e a implantação e manutenção de um centro de documentação que subsidie pesquisas, projetos e favoreça o intercâmbio de informações e análises no campo da defesa nacional.

O nome do Instituto é uma homenagem ao engenheiro e político carioca João Pandiá Calógeras, primeiro civil a exercer o cargo de Ministro da Guerra na história republicana, no governo de Epitácio Pessoa. Em seu mandato, Pandiá Calógeras empreendeu importante processo de modernização, expansão e aperfeiçoamento do Exército. Paralelamente, deixou notável legado como escritor, acadêmico e pesquisador.  Personalizou, assim, a aproximação entre civis e militares, tendo como norte o interesse do Estado. Pioneira no início do republicanismo brasileiro, essa cooperação é, hoje, crucial para a consolidação do setor de defesa no país.

Entre os esforços do Instituto, destacam-se o Programa Álvaro Alberto de Indução à Pesquisa em Segurança Internacional e Defesa e o Programa de Serviço Voluntário.

Saiba mais sobre o IPC no site: www.pandia.defesa.gov.br

 

 

Fim do conteúdo da página